Converse com a gente ...

Equipe

O Grande Culpado - Phill Araújo

Postado em 07/06/2016

O Grande Culpado!

Por Phill Araújo

Gostaria de inaugurar a minha coluna falando sobre o que tenho observado no nosso cenário político. Nos últimos dias temos visto: Impeachment, denúncias, falcatruas, cai ministro, sobe ministro, 'caça' um, entra outro... O Brasil adentrou numa crise política, social e econômica horrenda.


Aí me pergunto: Em meio a esse pavoroso cenário, de quem é a culpa do Brasil entrar e estacionar nessa crise? Que se diga de passagem, nem tão cedo sairemos dessa! Sobre quem recai essa culpa?

Em fevereiro de 2015 o déficit era de R$ 2,3 bilhões, neste ano o Governo Central registrou um déficit primário de R$ 26.000 bilhões. A taxa de desemprego passou dos 10%, a maior taxa desde 2012, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A imagem no exterior passou de um país “emergente” para um país envolto em corrupção e crise política. De quem é a culpa? Dilma? Lula? FHC? Collor?

Bem, eu conheço uma pessoa chamada Cidadão, e posso afirmar que o mesmo tem culpa nisso tudo que está acontecendo. E digo mais, seu maior crime é a conivência. Pois, se o Cidadão desempenhasse o seu papel de verdade, nada seria assim.

Vou falar um pouco desse tal “Cidadão”: Segundo a constituição de 1988, esse “cara” faz parte de um grupo de indivíduos entre os quais existem relações recíprocas; é o habitante da cidade, e tem o direito de gozar de seus direitos civis e políticos do Estado em que nasceu, ou no desempenho de seus deveres para com este tomando consciência disso. Acho que aqui está o maior defeito desse “cara” , a consciência, ou melhor, a falta dela. Agora vem a parte que eu mais gosto, segundo o grande filósofo Aristóteles: “Cidadão é aquele que participa dos poderes do Estado, legisla e julga diretamente, quem só obedece não é cidadão. Ser Cidadão é obedecer e mandar”.

Eu me atrevo a dizer que, Cidadão é quem não se vende por tijolo, por feijoada, entre outras coisas. O cidadão é a pessoa que participa que não vota por votar, que não se conforma com a situação social e política do país; cidadão de verdade tem consciência de seus deveres e direitos. O verdadeiro Cidadão nunca fala: “Tenho minha cerveja e minha praia, dane-se... vou votar em qualquer um, nenhum presta... vou votar nesse fulano, ele roubou, mas fez...”


Então, a minha conclusão é óbvia, não adianta culpar apenas quem está no poder, tem que por a mão na consciência e admitir, a culpa do Brasil estar nessa situação também é sua querido Cidadão!

Phill Araújo é Carioca; Assessor de Imprensa; Produtor Artístico e Estudante de Jornalismo.  
phillaraujo.assessoria@gmail.com















Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí!? O que vc tem a dizer sobre isso?