Converse com a gente ...

Equipe

E aí? Vai Uma Rapidinha?!




Voltando de um período de hibernação, autoconhecimento sabático e reestruturação, o Instituto Candaces chega chegando com uma live para debater e refletir sobre as sequelas do Covid-19, físicas e psicológicas.

No Mês da Mulher, o Instituto Candaces, quer cuidar das mulheres vítimas de violência, proporcionar um bálsamo para essas mentes sofridas com o agravo da violência doméstica neste período de isolamento por causa da pandemia. E trazendo também, informações e explicações sobre como se defender e denunciar baseada nas leis e seus direitos.

Para isso, e por isso, o Instituto Candaces convidou para a live ‘Papo Candaces’, a Psicóloga Silvania Rocha – Especializada em Saúde Mental Constelação Familiar e Abordagem Sistêmica, pela Universidade Estácio de Sá – RJ; e a Delegada de Polícia do RJ, Sandra Ornellas, Diretora do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM).

É isso aí mulherada, vamos bater um papinho? A live será dia 11 de março – quinta-feira – às 20h pelo instagram do Instituto - @institutocandaces – faça sua inscrição no Sympla, participe, lembre-se ‘se uma sofre, todas sofrem’.


*********************************************************************

Janeiro Branco

Estamos chegando ao fim do mês, mas a campanha Janeiro Branco deve ser observada com atenção em todos os meses do ano. O Instituto Candaces chamou nossa atenção com sua postagem no instagram:

“Campanha criada em 2014 com o objetivo de conscientizar a população da importância de cuidar da saúde mental. Visa alertar sobre os cuidados para o bem-estar emocional e a qualidade de vida dos indivíduos. Este janeiro de 2021, traz um significado importante, marca a renovação de esperança e novas perspectivas com a chegada da vacina contra o novo Coronavírus. A pandemia trouxe vários impactos à Sociedade. Alguns grupos, foram atingidos em forte escala, as Mulheres Negras, faveladas e periféricas, tiveram sua saúde mental afetadas diante das desigualdades já enfrentadas e muitas delas, agravadas pelo luto.”

Como em uma corrente de energia que conecta o feminino onde ele estiver, chega até nós através de Natasha Kubala, o lançamento de cinco obras para ajudar na compreensão desse assunto, aliado ao movimento Janeiro Branco, são 05 livros sobre saúde mental do Clube de Autores:

1 - Saúde Mental, por Mônica Sany Leite Pereira & Paulo Fernando da Silva

2 - Um Olhar a Saúde Mental, por Naican Costa Escobar

3 - O SUS_piro da “bipolaridade” e o protagonismo na Saúde Mental, por Roque Jr.

4 - Usos da Mídia na Promoção de Saúde Mental, por Isabella Silva Santos

5 - COVID-19: Letramento, Educação Especial e Saúde Mental, Por Elói Martins Senhoras

Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação da América Latina. Hoje, a plataforma on demand representa cerca de 27% de todos os livros publicados no Brasil no último ano.

O Instituto Candaces é uma organização de Mulheres Negras, seu comprometimento social está pautado nas políticas de enfrentamento e combate ao racismo, e, todas as formas de discriminação correlatas; e nas políticas de enfrentamento e combate à Violência contra a Mulher.



******************************************************************************

Agnaldo Timóteo e Padre Omar Unidos pela Fé e Solidariedade

Nessa quarta-feira, 20 de janeiro, dia de São Sebastião, protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra e, padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro, a partir das 18h, o Santuário Cristo Redentor vai fazer um grande live show beneficente com o cantor e compositor Agnaldo Timóteo e o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar. A “Live Superação e Fé” será transmitida ao vivo pelo canal do Padre Omar https://www.youtube.com/padreomar e contará com um grande repertório de músicas conhecidas.  

Quem estiver assistindo à live poderá ajudar famílias carentes e instituições sociais atendidas pelo Santuário Cristo Redentor, através de um QR Code na tela que levará para doação no site https://cristoredentor.euquerodoar.com.br/.

A campanha social “Cristo Redentor, Eu Quero Doar” já distribuiu mais de 300 toneladas de alimentos e itens de higiene pessoal, proteção facial e limpeza a pessoas em situação de vulnerabilidade social de cerca de 180 comunidades de todas as regiões da cidade do Rio de Janeiro e municípios da Baixada Fluminense, da Região Serrana do estado e da Região Metropolitana, durante a pandemia do coronavírus.

O objetivo da live é celebrar a Vida, presenteando a sociedade brasileira pela grande luta pela sobrevivência no combate ao coronavírus, em um ano marcado por desafios.

“Será uma importante oportunidade de agradecimento a Deus por estarmos vivos e com saúde. Uma linda noite de fé e solidariedade”.

Padre Omar

“Vamos agradecer a imensa corrente de fé que o mundo e, principalmente, a sociedade brasileira está fazendo em prol da grande luta pela sobrevivência humana no combate à covid-19. Um show inédito em minha carreira musical”.

Agnaldo Timóteo


**************************************************************************

Uma das coisas que mais gostamos de fazer aqui no E aí é dar boas notícias. E quando a notícia envolve criatividade escancaramos sorrisos e quando a boa notícia criativa vem de amigos queridos ... aí as nossas almas gargalham.

No episódio ‘Às Pretas da Minha Vida’ do Podcast do E aí?! Eu, Conceição, convidei uma amiga querida, Cássia Raquel, para que falasse um pouco de si e sua reflexão sobre o racismo no meio profissional dela. Cantora e atriz, Cássia tem uma extensa participação em musicais em seu currículo, e agora junto com amigos, está dando vida a um projeto inusitado: O primeiro musical no formato de podcast.

“Dom Pedro I — Bastidores de um Musical” é um podcast em 4 episódios com mais de 15 canções originais que será distribuído gratuitamente e acessado de qualquer lugar. A ideia é um projeto antigo do idealizador Rafael Nogueira que desejava há muito tempo reunir amigos para criar um musical nesse formato. Com o início da pandemia e todos os teatros fechados, foi o momento mais propício para colocar o projeto em prática. O musical aborda os bastidores da montagem de um grande musical, começando pelas audições, passando pelos ensaios, até chegar o dia da grande estreia. Porém, até esse momento, muitos conflitos e eventos preocupantes acontecerão nos bastidores, afetando candidatos, elenco e produção.

E para a realização deste projeto eles recorreram ao financiamento coletivo, a boa e velha ‘vaquinha’. O projeto está na plataforma do Catarse https://www.catarse.me/dompedromusical?fbclid=IwAR134Q60KSOzGBkXfqbd40qKw0fvblsWho8_Uvp7m5pSLQgonvhLVIf7o34 e quem quiser/puder contribuir fique a vontade, a cultura agradece.

À Cássia e a todos envolvidos neste projeto: PARABÉNS e ‘MERDA’!!!!

https://www.youtube.com/watch?v=YeZZ6NbA9_0&feature=emb_logo

P.S.: Corra, porque só faltam cinco dias para o fim da captação.

*********************************************************************************


Convidados, Parceiros e Integrantes do Instituto
Candaces. Foto: Acervo da Quiprocó Filmes.
O Instituto de Mulheres de Negras Herdeiras de Candaces é uma organização da sociedade civil, apartidária, laica e sem fins lucrativos fundada em 16 de setembro de 2007. A filosofia e a metodologia de trabalho baseiam-se na reflexão, discussão e socialização dos direitos para que, juntamente com a sociedade civil organizada e o poder público, sejam estabelecidas estratégias de enfrentamento a todas as formas de discriminação, preconceito, violências urbana, doméstica e sexual. O trabalho em redes é priorizado, como forma de fortalecer e ampliar direitos, em especial, socializar o acesso à informação e a inclusão dos segmentos mais vulneráveis da nossa sociedade aos direitos civis, sociais, políticos e econômicos fundamentais ao exercício da cidadania. 

O Instituto Candaces, deu início ao calendário comemorativo dos seus dez anos de existência, retomando suas atividades com diversas transformações, estruturais e especialmente na diversidade de sua programação para o semestre. Para CANDACES, comemorar está muito além de simplesmente festejar, iniciaram as atividades do semestre com a realização de uma RODA DE CONVERSA que visa dialogar sobre pautas que remetem e validam a importância do dia 25 de Julho, Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, e que no Brasil foi instituído como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. 

Da esquerda para direita: Deborah Medeiros;
Mara Ribeiro; Helena Theodoro e Suzana Mattos.
Foto: Priscila Rodrigues
No dia 26 de agosto, aconteceu a primeira edição da Roda de Conversa PAPO DE CANDACES - FALANDO ENTRE NÓS! O evento, realizado pelo Instituto Candaces, ocorreu no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa. Para este primeiro PAPO as painelistas convidadas foram: Helena Theodoro (Doutora em Filosofia – UGF, Mestre em Educação – UFRJ, Pesquisadora de Cultura Afro-Brasileira) abordou o tema “A Potencialidade Cultural da Mulher Negra Vai Além de Suas Curvas”. Deborah Medeiros (Oficial da Marinha do Brasil, Bacharel em Psicologia Clínica) abordou o tema “Solidão da Mulher Negra nos Dias Atuais e os Impactos em sua Saúde Mental”. E Suzana Mattos (Analista Técnica do Programa Comunidade SEBRAE–RJ, Graduada em Ciências Sociais – UFRJ, Mestre em Sociologia e Antropologia – UFRJ) abordou o tema “A Importância e o Reflexo da Atuação da Mulher Negra sob o Aspecto Socioeconômico na Cidade do Rio de Janeiro”. A finalidade deste e dos próximos encontros, é de elaborar um “Dossiê Estatístico sobre a Condição de Saúde, Socioeconômica e Cultural da Mulher Negra no Estado do Rio de Janeiro”.

Livraria Ambulante TIMBUKTU.
Foto: Priscila Rodrigues


Macário Silva da Cia Corpafro
Foto: Priscila Rodrigues
Além da luxuosa presença das painelistas que proporcionaram uma tarde de reflexão e novos saberes, teve também a presença marcante de Gaby Makena com sua Livraria Ambulante TIMBUKTU. A galera da Quiprocó Filmes fez a cobertura do evento, numa parceria com o Instituto para registrar estes encontros. Fechando o dia, Macário Silva, da Cia Corpafro, realizou uma intervenção que dialogava com os temas abordados e sobretudo as mulheres negras, foi encantador e inovador (pelo menos pra mim) ver passos de danças ritualísticas do Candomblé incorporados ao sapateado, lindo demais!! Já estamos ansiosos pela próxima edição!! 

Quer saber mais sobre essa galera?? Acesse seus links:

https://www.facebook.com/institutocandaces/
https://www.facebook.com/quiprocofilmes/
https://www.facebook.com/ambulantetimbuktu/
https://www.facebook.com/Cia-Corpafro-482370018455758/

*******************************************************************************************************

Gênesis Torres e Felipe Ribeiro (Ganhador na
Categoria Produção Acadêmica)
O Prêmio Baixada 2016 promoveu no último dia 05 de novembro, a cerimônia de premiação dos ganhadores que concorreram em 11 segmentos constantes em seu edital além de ter concedido cinco premiações pela atuação relevante de pessoas e instituições que atuam na região. Ao todo foram 25 prêmios distribuídos entre pessoas e instituições.

Em clima de Oscar, os concorrentes foram chamados ao palco, instalado na Praça e Eventos do Shopping Nova Iguaçu, onde um envelope continha o nome do vencedor e era aberto na hora. Alguns segmentes tiveram dois vencedores como Artes Cênicas, em que foi premiado o segmento dança em separado do segmento teatro.
Luciana Andreia Pereira de Oliveira
Menção Honrosa


Além dos vencedores, a Comissão Julgadora do Prêmio Baixada concedeu seis prêmios especiais pelo conjunto da obra. Os agraciados foram: Centro Cultural Donana, Escola de Música Villa-Lobos- núcleo Paracambi, Getúlio Ribeiro, Drama Club, G.R. Leão de Iguaçu e Teatro APAExonados de Magé. Foram 94 inscritos e todos os concorrentes receberam menção honrosa pelo fato de terem trabalhos importantes na região.

O evento contou também com a apresentação do saxofonista Thiago de Souza Ferreira, ex-aluno da Escola de Música Villa Lobos - núcleo Paracambi, do grupo de dança Ru'art de Nova Iguaçu.
Thiago de Souza Ferreira
Concorrentes ao Prêmio Baixada 2016
Ao final, para celebrar os 15 anos de existência do Prêmio, a presidente do Fórum Cultural da Baixada Fluminense, Claudinah Oliveira, convidou todos os presentes para fazerem um brinde pela data. Conheça os agraciados:

Música: Átila Bezerra - São João de Meriti
Produção Acadêmica: Felipe Ribeiro - Magé
Comunicação e Mídias Interativas: Robinson Azeredo - Correio da Lavoura - Nova Iguaçu
Cidadania: Associação de Mulheres de Atitude com Compromisso Social – AMAC - Duque de Caxias
Artes Visuais e Artes Digitais e Eletrônicas: Antonio Filipak - Nova Iguaçu
Patrimônio Cultural: Arlene Maria Camargo - Nova Iguaçu
Audiovisual: Cia Faces de Teatro de Paracambi - Paracambi
Artes Cênicas: Grupo de Dança Alternativo Bonfim - Dança - Japeri / Luiz Valentin - Teatro - Nova Iguaçu
Produção Cultural: Arlene Gomes Madsen - Nova Iguaçu 
Responsabilidade Social e Sustentabilidade: Gil Del Carmo - Itaguaí
Literatura: Marcelo Rua - São João de Meriti 


********************************************************************************************************


Ultimamente tenho que aproveitar ao máximo o dito popular ‘Unir o útil ao agradável!’ E assim foi o meu finde, níver no sábado do meu amigãozaço, Sérgio Sansão. Quem conhece o Sansão, sabe que uma coisa que ele faz muito bem é dar FESTA. As festas do Sansão são famosas: Música de qualidade ao vivo e mecânica, bebida na medida, petiscos de fazer a gente salivar, gente bonita, interessante e de conteúdo, ou seja, festa do Sansa (pros íntimos) é IMPERDÍVEL, e eu não ia ficar fora dessa merrmo!! Obrigada pelo convite amigo!
Como meu nome é trabalho (risos) aproveitei que estava rolando o “Santa Teresa de Portas Abertas” e fui no domingo dar um giro pelo bairro #soquenao, devido à quantidade de teor alcoólico na corrente sanguínea, não me foi possível girar muito, resquícios da festa.
Mas, deu suficientemente para conferir as jóias em prata da designer Lu Fazollo, na Casa
Lu Fazollo
do Barão (antigo Colégio Tomaz de Aquino), veja algumas das peças nas fotos, aliás, se quiser me presentear neste Natal, sinta-se totalmente a vontade para me dar qualquer uma dessas peças que ela faz com fio de prata em crochê, não são bafônicas? Um luxo!

Falando em baffon, olha essas bolsas da Cores de Reis, além das bolsas tem camisetas, saias e vestidos todos trabalhados com bordados e aplicações. Tecidos simples como o tricoline e a chita que ganham exclusividade na criação de
Márcio Reis e seu sócio José Alexandre Damasceno. Parabéns meninos, o trabalho de vocês é Mara. Fiquei loka nesse vestido, cuenda?!
Continuando o giro rápido, dei de cara com o novo espaço do Favela Hype da amiga Kananda Soares. Na verdade o espaço só será realmente inaugurado no finde 22/23 de outubro, mas Kananda resolveu fazer uma prévia para aproveitar o evento no bairro e divulgar pra galera onde será o novo point. Em parceria com o Vinil de Mustafá, o espaço era “o” lugar, da calçada o som que rolava lá dentro já era um convite, ao entrar voce penetrava numa vibe super alto astral em meio a araras e baús repleto de MODA e ESTILO. Totalmente natural para Kananda que sempre ousou na MIXTURA de segmentos, ainda em obra, ela me contou que além do Favela no mesmo lugar vai ter bistrô, tatoo etc. Então se liga nesse endereço porque será um dos lugares mais maneiro pra frequentar no Rio: Rua Paschoal Carlos Magno, 103 – Santa Teresa. E assim passou o domingo... ateliês, bazares, muita gente bonita e diferente nas
ruas e bares de Santa.

Cores de Reis
Márcio Reis
Pra fechar quero contar uma novidade e convocá-los para participar da ‘boa nova’. Uma amiga deu uma ideia porreta pra esquentar a divulgação do nosso blog, a partir de hoje o leitor que for a algum evento divulgado em nossa Agenda Cultural e gravar uma chamada no evento (tem que mostrar alguma coisa que comprove que está lá de fato) dizendo “É o blog E aí no (a)(dizer o nome do evento)”, e depois postar nas redes sociais de sua preferência: #EhoblogEaíno... Os vídeos serão publicados no nosso canal do youtube e estarão concorrendo a um presente de Natal, mais pra frente divulgaremos qual presente será. Para que voce possa entender melhor, usei a amiga e sua idéia neste vídeo que fiz do Portas Abertas, confesso que ficou mega engraçado, mas, como diz uma outra amiga: “Eu perco o amigo, mas não perco a piada!”. Risos descontrolado, ela vai me matar.
Favela Hype
Favela Hype
Baobá Brasil


Vinil do Mustafá
Baobá Brasil









********************************************************************************************************


O Prêmio Baixada foi idealizado e é organizado pelo Fórum Cultural da Baixada Fluminense, acontece desde 2002, e tem como objetivo valorizar, divulgar, promover e fortalecer as ações de pessoas e instituições que militem na produção cultural e artística, dando visibilidade às melhores atuações em cada segmento, e estimulando que estas sejam reconhecidas por todos. A cada ano, acontece num dos 13 municípios da nossa região. Neste ano o cerimonial de entrega acontecerá na cidade de Nova Iguaçu, e o edital já está aberto às inscrições até 22/10 nos seguintes segmentos: Artes cênicas; Artes Visuais e Artes Digitais e Eletrônicas; Audiovisual; Cidadania; Comunicação e Mídias Interativas; Literatura; Música; Patrimônio Cultural; Produção acadêmica/ Ciência; Produção Cultural e Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Leia o edital e se inscreva: https://docs.com/claudinah-oliveira/5367/fcbf-edital-xv-premio-baixada-2016

********************************************************************************************************** 

No último dia 11, aconteceu a 4ª Edição do Sarau Preto, o ritmo do Sarau foi regido pela gravação do clipe da música ‘Lugar de Fala’, composta pelo idealizador do Sarau, o cantor, compositor e jornalista, Mombaça. Sob a batuta do diretor Felipe Flores mais de 30 mulheres negras se reuniu no Teatro Odisséia para a gravação do clipe. Um alvoroço só dessa mulherada linda, as maquiadoras Lícia Barbosa e Ronegrassa realçaram ainda mais a beleza delas, o estilista Édson Alexandre e alguns AfroEmpreendedores vestiram algumas delas, e foi bafo!!! No palco, o grupo Afront, Ana Costa e Jéssica Passos deu o tom da noite. Confiram as fotos no Odisseia e no estúdio de gravação. Enfim, mais uma noite memorável do Sarau Preto, e aguardem que a 5ª edição vem aí!!!

Vanuza Soares - Lícia Barbosa - Aline Brown
Foto: Naila Bicalho
As Bititas e Conceição Evaristo





No Sarau Preto Mulheres que rolou em Julho, foi marcante a presença do coletivo As Bititas (Coletivo de teatro, arte, música e dança). Elas individualmente chegavam até as pessoas presentes e declamavam trechos de poesias de autoras NEGRAS, eu recebi um trecho de uma poesia da minha xará, Conceição Evaristo, que também estava presente e participou de uma Roda de Conversa, mediada pela atriz, Lica Oliveira, e a jornalista, Flávia Oliveira, os sobrenomes das duas provocou uma 'shippagem' - LiVia Oliveira, ou ainda, uma brincadeira sobre duplas, 'As Oliveiras'. Risos.

E não parou por aí, teve também uma performance com o Grupo Emú (Grupo formado para investigação de estética negra como linguagem teatral, conciliando um diálogo da questão racial com a contemporaneidade). o Grupo Emú apresentou o Esquete Mercedes, um estudo poético negro na cena.
Além das performances, a jornalista Luciana Barreto bateu um papo com Taís Espírito Santo sobre o curta 'Kbela' -  o filme busca refletir sobre o lugar da mulher negra na sociedade contemporânea, os atuais padrões de beleza, sua expressão, autoimagem e identidade.

Tudo isso e mais as presenças de Antônio Pitanga, Iléa Ferraz, Maria Ceiça, Wilson Rabelo, e muita gente PRETA (parafraseando Mombaça) de muitos valores, saberes e sabores. É isso mesmo, sabores, o pessoal do Angurmê nos presentearam com angu e caldos que só os deuses do olimpo sabem do que eu estou falando. Confiram o que rolou nas fotos de Naila BicalhoFalando em Olimpo, agora, em pleno momento olímpico, teremos a quarta edição do Sarau Preto, dia 11/08 - Quinta-feira - 20h - Teatro Odisseia - Av.Mem de Sá, 66 - LAPA.

Mombaça - Cantor, compositor, jornalista e idealizador do Sarau do Preto, compôs uma música, "Lugar de Fala", que trata do empoderamento da mulher negra e reclama a usurpação do seu lugar no contexto da diáspora africana. E nesta edição do sarau, Mombaça convidou mulheres notadamente negras, coletivos e movimentos femininos negros para cantar e/ou figurar na gravação do clipe da música. A ideia é reunir uma centena de mulheres, num coro uníssono para a gravação desse clipe, sob a direção da renomada cineasta Sabrina Fidalgo. Por este motivo, a mulherada não paga entrada, tá liberado. Então vem, Tome Uma Atitude, venha para o SARAU PRETO!!! 


Ana Costa - Mombaça - Foto: Naila Bicalho

Luciana Barreto e Taís Espírito Santo

Mulheres na Gravação do Clipe Lugar de Fala









Mulheres na Gravação do Clipe Lugar de Fala

Bititas na Maquiagem




Grupo Emú

Alice Sigmaringa - Bianca Lima - Flávia Oliveira
Foto: Naila Bicalho
Margareth Condessa - Lícia Barbosa -
Conceição Gomes - Suely Marins - Rosie Brown
Foto: Naila Bicalho

Jéssica Passos - Foto: Naila Bicalho

Thaís Motta - Lica Oliveira
Foto: Naila Bicalho
Lica Oliveira - Thaís Motta - Alice Sigmaringa
Bianca Lima - Flávia Oliveira - Foto: Naila Bicalho






























Angurmê







Claudia Nogueira, Conceição Gomes, Suely Marins
e Átima Ferreira


Festa no Palco



Flávia Oliveira, Mombaça e Conceição Evaristo

Mombaça e Antônio Pitanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí!? O que vc tem a dizer sobre isso?