Converse com a gente ...

Equipe

Fábio Seabra - Podcast

Fábio Seabra é Designer, formado em Marketing, pós-graduado em Gestão de Pessoas, e agora também, Podcaster. Em seus episódios Fábio abordará assuntos ligados a Religiões de Matriz Africana. 

Comentários, sugestões, perguntas, elogios e críticas (desde que respeitosas) serão muito bem vindos. Para ouvir os conteúdos de Fábio acesse o Podcast do E aí, ou clique direto nos episódios abaixo. Contato por aqui em 'Comentários', ou, pelo e-mail direto: fabio.seabra@lwmail.com.br  



Episódio 01: Fábio discorre sobre como se deu a formação do Candomblé, suas ramificações e segmentos.


Episódio 02: Neste episódio Fábio conta a origem e a complexidade da Umbanda.


Episódio 03: Fábio fala sobre Exú (Èṣù) divindade enigmática, atraente e tão controversa nas Religiões de Matriz Africana.


Episódio 04: Fábio narra sobre o Orixá (Òrìṣà) Ogum (Ogún) em sua identificação social e religiosa.


Episódio Especial: Este é um episódio incomum com o que os nossos ouvintes estão acostumados. Premiado no programa #CulturaPresenteNasRedes, nossos podcasters deram um pequeno intervalo no formato SoloCast e reuniram-se para falar sobre o Município de Duque de Caxias, não afastando-se de suas especificidades comuns. Assim sendo, o episódio foi distribuído da seguinte maneira: Conceição Gomes aborda o assunto sobre os Rios e Portos que já existiram na região. Fábio Seabra narra, resumidamente, a vida e o legado de Joãozinho da Goméia. A relação de carinho e amizade entre Zeca Pagodinho e Xerém é o assunto abordado por Paulo Alcantara. E, de forma nostálgica e literária, Rogério Madruga discorre sobre os passeios da Família Real e Imperial à região serrana e a história do patrono da cidade, Luís Alves de Lima e Silva. #EditalCulturaPresenteNasRedes #SececRj #GovRj #QuarentenaCultural @sececrj

 

Série Aldir Blanc - Vidas Pretas Fizeram História - Ep.01Fábio Seabra desmembra em três episódios a contribuição cultural, social e política dos negros ainda escravizados em território fluminense, e o legado desta contribuição perpetuado e ressignificado através de religiões afro-brasileiras e associações culturais. Neste primeiro episódio, ele narra a história quase desconhecida de Manoel Congo, líder da maior rebelião de escravos do Vale do Paraíba.


Série Aldir Blanc - Vidas Pretas Fizeram História - Ep.02 - Neste segundo episódio, Fábio ressalta a importância das casas religiosas de matriz africana e associações culturais na preservação e manutenção das tradições e costumes, reconstruindo uma identidade quase esquecida pela chibata e o tronco.

Série Aldir Blanc - Vidas Pretas Fizeram História - Ep.03 - Neste episódio, Fábio fala de instituições de forte apelo social, instituições e personagens de alta relevância para a inclusão e preservação da cultura negra.


Projeto 'A Baixada Fora dos Stories'Baixada Fluminense - Território de Resistência e Axé! O território da Baixada Fluminense acolheu escravizados e ex-escravizados e reunificou esse povo de axé para além do afastamento geográfico entre Brasil e África com seus costumes e culturas distintas. Comparado a Salvador (BA), Caxias é a cidade do sudeste brasileiro que através de seus movimentos culturais e políticos é a mais ativa nas ações, conscientizando a necessidade de união e fortalecimento da cultura preta nas roças de candomblé. Importantes matriarcas foram, e ainda o são, os pilares desse fortalecimento, neste episódio @fabio.seabra88 @FabioSeabra88 narra um pouco da história e trajetória da família Bámgbóṣé através da imponente figura de Mãe Regina do Bámgbóṣé, ou, Mãe Regina de Iemanjá. #SececRJ #CulturaPresente #CulturaPresenteNasRedes2 #PodcastDoEaí #Blogeaí #Blogueeaí #candomblé #religiaodematrizafricana #familiabamboxe @sececrj @blogeai @blogueeai @anchor.fm
 

Pai Procópio e a Feijoada de Ogum - Pesquisando sobre as tradições nas religiões de matriz africana em diáspora, Fábio Seabra observa e chama para reflexão a vontade do sagrado, nossas interpretações, adaptações, vaidades e egos. Onde reside a consciência e o equilíbrio desses sentimentos?

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, fique a vontade para fazer seus comentários, trazer questionamentos e acrescentar algo. Será gratificante para todos nós fo Blog E Aí?!
      Obrigado.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Fabio, que maravilha! Lindíssimo o seu trabalho, vou compartilhar!

    ResponderExcluir
  4. Gratidão, querido!
    É sempre bom ter insentivos.
    Compartilharei seus enriquecedores episódios, também.
    Beijo no coração e muito sucesso nessa trajetória.

    ResponderExcluir
  5. Fábio, meu querido amigo!
    Que linda a exposição, narrativa e trabalho!
    Obrigada pela deferência e reconhecimento!
    Parabéns ao Blog E aí por este projeto e iniciativa tão rica e necessária à Cultura e História!
    O saber e conhecimento são os tesouros do cidadão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão, Mara!
      Citação merecidíssima!
      Ẹ káàro, egbomi!

      Excluir
  6. PARABÉNS FILHOTEEE!!! Maravilhosos episódios!!! Vidas Pretas Fizeram História é de um preciosismo histórico sem igual, mesmo sendo uma pesquisadora amadora incansável sobre o legado do povo negro, não tinha o menor conhecimento sobre Manoel Congo. E a cereja do bolo foi ser citada e lembrada por ti, me sinto honrada e muito feliz. Obrigada pela sua luta antirracista, GRATIDÃO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha maior Candace, minha mãe, amiga, irmã e representante oficial Daquela que me ama a cima de tudo.
      Ẹkáàro, ya mi ajoiẹ̀!

      Excluir
  7. Respostas
    1. Gratidão pelo carinho!
      Continue a nos dar motivos para seguirmos em frete em nossa luta pelo saber de nosso povo através de suas raizes mais significativas.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Gratidão pelo carinho!
      Continue a nos dar motivos para seguirmos em frete em nossa luta pelo saber de nosso povo através de suas raizes mais significativas.

      Excluir

E aí!? O que vc tem a dizer sobre isso?