Converse com a gente ...

Equipe

12 de Maio – Mezzomonte – Sorgente del Gorgazzo

Sabadão, sol troando no céu... Resolvemos subir a montanha e conhecer Mezzomonte. Tive a sensação de estar subindo o Alto da Boa Vista, as curvas sinuosas, a beleza da planície friulense e suas províncias sendo descortinadas... 

Mezzomonte é uma pequenina (pequenina mesmo, parece que hoje tem apenas 30 habitantes) aldeia localizada a meio caminho da cordilheira Cansiglio – Cavallo, pertencente ao município de Polcenigo. Pode-se dizer que é praticamente uma única rua bem comprida que corta o meio da montanha, com construções acima e abaixo, meio Santa Teresa (bairro do RJ) também, uma coisa assim, tem trechos que se um carro vai outro não vem, tem de esperar a vez.
 

Mas, a recompensa é de tirar o folego, a vista é belíssima. Infelizmente, estava fechada a Igreja de San Antonio Abate (Santo Antão), santo protetor dos animais. Nossa curiosidade era para ver os afrescos no interior da igreja, com uma atitude e pensamento a la Poliana, significa que teremos de voltar a Itália, precisamente à Mezzomonte. Ecco, questo è tutto!


Pesquisando na Net: Achei o blog Almost Random Stuff de Edinei Santin, ele é tetraneto de imigrantes italianos originários de Mezzomonte. Fiquei mais curiosa e triste porque não consegui ver o que ele relata no blog: “O belo altar de mármore é do séc. XVI. No teto da igreja, é notória uma pintura que retrata um dos acontecimentos mais tristes da história de Mezzomonte: no dia 4 de Fevereiro de 1945, durante a 2ª Guerra Mundial, oito pessoas foram mortas, a tiro, pelos nazistas. Para completar o triste episódio, no mesmo dia, as casas dos humildes camponeses foram depredadas e incendiadas.”. O texto é maravilhoso e tem muito mais curiosidades sobre a aldeia, aos curiosos de plantão como eu, não deixe de acessar o blog e ler o texto na íntegra. http://almostrandomstuff.blogspot.com/2013/12/un-piccolo-paese-chiamato-mezzomonte.html



De lá fomos para Sorgente del Gorgazzo (Fonte do Gorgazzo), também conhecida pelo nome dialetal de "Al bus", é uma caverna submarina onde nasce o córrego homônimo, um afluente do rio Livenza. É isso mesmo, o mesmo rio de Sacile.


‘Al bus’ significa precisamente abismo. Perto da entrada da caverna, a 9 metros de profundidade, foi colocada a estátua de um Cristo, que por causa da cristalinidade da água e do fundo é perfeitamente visível da beira nos dias de sol, por sorte nossa como hoje, só não rolou foto da estátua porque a luminosidade do dia não deixou. As águas do Gorgazzo geralmente ficam a uma temperatura de 10,8°C. Bem friazinha pro meu gosto. Brrrr... 



Curiosidade1: A pequena bacia é conhecida como "prazer e tormento de muitos pintores", devido à variabilidade de cores dependendo das mudanças na luz. Olha o complexo de Poliana se fazendo valer!?

Curiosidade2: Nove atletas morreram ao se aventurarem nas gargantas submarinas para desvendar o mistério e revelar sua topografia. Ninguém, no entanto, tem conhecimento preciso do labirinto de túneis naturais que se ramificam da caverna.

Sinistro mas é lindo!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí!? O que vc tem a dizer sobre isso?