Converse com a gente ...

Equipe

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Spes Messis in Semine

Nosso foco são as artes e cultura, entretanto somos um canal de comunicação feito por pessoas, e na categoria humanos, não estamos alheios ao que acontece ao nosso redor, além do que o personagem desta história é um amigo e um artista da moda. Nossa jornalista, Conceição Gomes, estava presente com o amigo em questão e nos relata o que aconteceu.

Em 27 de agosto de 2013, no Município de São Gonçalo/RJ, Linete Neves, Manuella Neves e Rafany Pinheiros foram assassinados (diria executados) dentro da casa de Linete. As vítimas eram a mãe, a sobrinha e noivo da sobrinha do estilista Beto Neves, da grife Complexo B.

Quarenta e cinco dias após o assassinato, a
polícia, na época representada pelo delegado Wellington Vieira - titular da Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DH), prendeu os suspeitos que denunciaram o empresário e advogado Michel Salim Saud de ser o mandante da execução, pessoa esta que seria nada menos que o padrasto de Manuella e genro de Linete. Veja maiores detalhes sobre a prisão dos suspeitos e o caso em https://oglobo.globo.com/rio/dh-busca-suspeito-de-ser-mandante-da-morte-de-parentes-de-estilista-10333264

Rafany - Linete - Manuella
Cinco anos depois das mortes, ontem 11/12/2018, seria o julgamento de Michel Salim Saud no Tribunal de Justiça – Fórum Regional de Alcântara Juíza Patrícia Lourival Acioli. Seria, porque simplesmente ninguém da parte do réu compareceu ao tribunal: advogados, réu, testemunhas... Ninguém!!! O que causou tanta estranheza é o fato de o réu ter 17 advogados disponíveis em sua defesa e nenhum deles pôde comparecer, e o próprio réu que estava a 11 km do tribunal, detido na Unidade Prisional da Polícia Militar do Fonseca, também não compareceu. Logo, a dedução de manobras advocatícias para retardar o julgamento ficou óbvio.

A juíza, sem alternativa, abriu a plenária, liberou o júri, intimou as testemunhas presentes a comparecerem novamente ao tribunal em 19 de março de 2019, e determinou uma multa de 30 salários mínimos ao escritório de advocacia pela ausência dos advogados. Seria bem justo se fossem trinta salários mínimos POR advogado.

A sensação de injustiça e desrespeito foi unânime, porém, ‘dura lex, sed lex’. Só nos coube engolir a situação e esperar pela próxima data. Serão dois dias de julgamento, começando em 19/03/2019, às 10h, podendo se estender até às 21h, e, retornando no dia 20/03/2019, às 10h novamente.

Beto Neves
Beto Neves ao final me disse que esperar é o que tem feito nestes cinco anos.  Tudo o que ele e a família poderiam ter feito, fizeram, agora é esperar pela justiça dos homens, por que a divina ele sabe que já tem o seu veredicto.

Ao observar as irmãs de Manuella que estavam lá também como testemunhas, a semelhança física entre elas me fez lembrar outro provérbio latino ‘Spes messis in semine’ ‘A esperança da colheita reside na semente’

Outra observação que me incomodou: Como a notícia está cada vez mais volátil, quando aconteceu o crime, a cobertura da imprensa foi precisa e importante na época, pois sem a pressão pública, o poder de conhecimento e financeiro do réu poderia ter dificultado o desenrolar das investigações. Contudo, ontem, não havia nenhum tipo de imprensa para presenciar o que seria o final do Caso Complexo B, como ficou conhecido nos corredores da justiça. 

Espero que os 'coleguinhas' fiquem atentos e persistam em divulgar o resultado desta saga, para que outros crimes como este não aconteçam, e pessoas que acham estar acima da lei pelo seu poder financeiro percebam que realmente a lei é dura e para todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí!? O que vc tem a dizer sobre isso?