Converse com a gente ...

Equipe

quinta-feira, 7 de março de 2019

E na Peleja Poética, Quem Nunca Pensou em Ioiô como Candidato?

Por Conceição Gomes

Ala da Mangueira
Thiago Lopes Photographer
Com um enredo corajoso em que a verdade ‘verdadeira’ foi jogada na cara de uma sociedade que tenta de todas as formas negá-la, Leandro Vieira trouxe uma Mangueira de críticas e fatos. Um desfile de contexto social pesado passou leve pela Sapucaí, e agradou aos jurados. G.R.E.S.Estação Primeira de Mangueira de Jamelão, Leci, Mahin, Dandara, Zumbi, Marielle e Malê... Campeã do carnaval de 2019!

Ouve-se pela rádio-corredor o ‘buchicho’ de que Leandro não continuará na Mangueira. Será?? Da mesma forma que rola o boato de que Alexandre Louzada sai da Mocidade e volta para a Beija-Flor de Nilópolis, que amargou o 11º lugar este ano.

Falando na deusa da passarela, os memes estão rolando solto na figura de Laíla, que integrante da comissão de carnaval da Unidos da Tijuca, faturou um 7º lugar (particularmente, acho que poderia voltar no sábado no lugar da Mocidade que mais parecia uma cópia de desfiles da década de 1990. #prontofalei).

Claudinho e Selminha Sorriso - Beija-Flor
Thiago Lopes Photographer
A sinopse do enredo da São Clemente dizia: ‘No jogo do amor e do samba não tem regras: ou se tem, depende. Cartas na mesa, mesa virada. E o amor ao samba? Ah, camarada… Tudo tem seu preço e seu apreço. Quem tem padrinho não morre pagão! O brado retumbante de 90 ecoou com tanta força que se fez profecia: E o Samba Sambou… Da mesma forma que disse em 90, não sou dono da verdade. Também cometi meus pecados. A mesa virada tem lá minha digital. Assumida. Mas peixe pequeno frita mais rápido que peixe graúdo. Tá dado meu recado. Porém, jocoso que sou, faço piada de mim mesmo’.

Baianas da Vila Isabel - Foto by Meri Teles
Nossa! Pelo jeito os mesmos jurados que se agradaram da Mangueira, não se agradaram da São Clemente (12º lugar? Pura injustiça #prontofaleidenovo), uma pena! O peixe pequeno fritou rápido mesmo, mas o que mais me chamou atenção nesta sinopse, após o resultado, foi “Quem tem padrinho não morre pagão! ”. Estratégia ou não, a troca dos carnavalescos entre Vila Isabel e Viradouro garantiu um bom resultado para as agremiações, e dizem que o ‘padrinho’ é o mesmo.


Baianas da Viradouro - Foto by Meri Teles
Continuando com a grande sacada da sinopse da São Clemente: No jogo do amor e do samba não tem regras: ou se tem, depende. Cartas na mesa, mesa virada’. Parece-me que uma luz surge no fim do túnel tentando iluminar a ética de “seguir as regras”. Em São Paulo, após 15 campeonatos o último bem recente em 2015, a Vai-Vai foi rebaixada, e no Rio a Imperatriz Leopoldinense, que não ganha o carnaval carioca desde 2001.



Salgueiro - Foto by Meri Teles
Pano Rápido, mas não tão rápido: O último campeonato da Imperatriz foi sob a batuta de Rosa Magalhães falando sobre a cana, (era tanta cana no título do enredo, que valha-me! Risos.), a mesma Rosa que abocanhou o 4º lugar para a Portela este ano com o enredo sobre Clara Nunes, numa Madureira nem tão moderna assim, a Sabiá cantou e volta sábado para outro canto.
Que dó com o resultado do Salgueiro. Merecia melhor colocação. Poderia até surrupiar o lugar da Portela. Desde o ensaio técnico estava linda demais, uma harmonia primorosa e um enredo ‘babadeiro’. Kaò Kabiécilè! Pelo menos volta sábado.

Seguindo com a luz no fim do túnel... Duas grandes e históricas agremiações rebaixadas, seriam os novos ventos chegando? Ou a fé que emerge das águas, que a também tradicional, Estácio de Sá trouxe este ano? Pelo menos a vermelho e branco nascida no berço do samba se deu bem, e vem no grupo especial em 2020.

Assim sendo.... Até lá!




5 comentários:

  1. Uma leitura que vicia, envolvente e rica. AH! As imagens, como não falar! Belo trabalho Conceição , blog arrebentando...

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, muito oportuno seus comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Blonsom!Seu comentário é muito importante para mim, dado o seu conhecimento histórico de nossa cultura popular. Sinto-me lisonjeada. Um abraço e apareça sempre.

      Excluir

E aí!? O que vc tem a dizer sobre isso?