Converse com a gente ...

Equipe

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Quando o Velho Vira Novo... Vira Arte Sustentável

Por Conceição Gomes

Showroom do Instituto Cult & Art Sustentável
Foto by Thiago Lopes


Atravessando um momento de tristeza e lamentos de uma tragédia anunciada como a que aconteceu em Brumadinho/MG, recebemos uma notícia que nos renova a esperança. Muito em breve, mais precisamente agora em fevereiro, será inaugurado um novo espaço de arte e cultura, você deve estar pensando: Legal, mas qual a novidade?

O plus+ é a consciência da preservação e a necessidade de fazer algo de concreto para o bem da natureza, que consequentemente reverte para nós mesmos. Não cabe mais o pensamento consumista irresponsável, reciclagem e SUSTENTABILIDADE é a pegada para o bem de todos e do nosso PLANETA.

Atitudes simples e responsáveis poderiam ter evitado os crimes de Mariana e Brumadinho, e sem querer insuflar a teoria de conspiração ainda existem mais de vinte barragens só em Minas Gerais. Mas, o propósito aqui é falar de coisa boa.... Como dizia, em breve teremos um espaço no Rio de Janeiro voltado para a ARTE SUSTENTÁVEL e empreendedorismo.

Numa região que já foi o segundo parque industrial do Rio, dentro de um espaço de
Artista Plástico - Roger Campos
COOPAMA - Luiz Carlos Fernandes
Nêga Chic - Elisa Santos
Foto by Thiago Lopes
aproximadamente 300m2 a empresária Elisa Santos, da grife Nêga Chic, junto com a cooperativa COOPAMA representada na figura de seu presidente, Luiz Carlos Fernandes, formaram uma parceria na criação do Instituto Cult & Art Sustentável.

A transformação de duas bases de mesa e vários fios de lastex em uma obra de arte, ou a placa de uma TV de plasma/led em uma luminária ‘irada’, nos convence que nada é dispensável e tudo pode ser reaproveitado. Já dizia Joãozinho Trinta: O lixo é luxo!

A proposta de Elisa e Luiz Carlos, além do showroom que funcionará diariamente, é de promover workshops, oficinas, minicursos com base na reciclagem e sustentabilidade de olhos bem abertos para o empreendedorismo, tudo pensado principalmente para atender aos moradores do entorno visando o reaquecimento econômico e criando um polo de oportunidade trabalhista.

Obras do Artista Plástico Roger Campos
Foto by Thiago Lopes
Tudo junto e mixturado’ - O público amante das artes e cultura terá a seu dispor num mesmo espaço: Brechó; Galeria de Arte; Entretenimento; e o melhor de tudo a consciência tranquila de que estará fazendo a sua parte para um mundo melhor.

A esta altura você já está em cólicas querendo saber onde será esse lugar maravilhoso, certo? Sinto muito, mas terá que esperar mais um pouquinho. Prometi à assessoria de comunicação do Instituto Cult & Art Sustentável que só contaria depois da liberação do plano de comunicação deles.

Placa de TV = Luminária - Foto by Thiago Lopes
Entretanto, nada me impede de dar um depoimento pessoal: Redescobrir lugares descolados e que tiveram uma importante participação na história econômica/cultural do Rio é sempre excitante. Sair dos lugares comuns, zonas de conforto como Centro e Zona Sul pode ser uma reciclagem de conceitos aliado a atitudes sustentáveis. Sendo assim... Aguardem notícias!







Um comentário:

E aí!? O que vc tem a dizer sobre isso?