Converse com a gente ...

Equipe

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Sherazade é Rainha e Gonzaguinha é São Carlos, e quem não Acreditar... Onisuáquimalipanse!

Camila Silva
Foto: Divulgação
Com o enredo “O Moleque Desceu o São Carlos, Pegou um Sonho e Partiu com a Estácio”, a GRES Estácio de Sá deu início ao ensaio técnico deste domingo (22/01), o enredo homenageia o cantor e compositor Gonzaguinha, e exalta o Morro de São Carlos e a história do homenageado, reconhecido como filho do São Carlos. No ensaio a escola não mostrou muito do que vai trazer para avenida, acredito ser estratégia dos carnavalescos Chico Spinosa e Tarcísio Zanon – ‘deixar o melhor mais pro fim da festa!’. Os integrantes desfilaram cantando e se divertindo, comportamento básico e primordial para um bom desempenho, mas mesmo com esse comportamento e a presença da Transformista e Comediante Suzy Brasil, que por si só já é baphônica, achei a Estácio um pouco apática, teve até rumores de desentendimentos na bateria entre compositores e diretorias. Enfim, o saldo da Estácio poderia ser classificado como BOM.

Em seguida veio a São Clemente sob a batuta de Rosa Magalhães, aí a parada começa a esquentar. ‘Onisuáquimalipanse’ – em tradução livre poderia ser: ‘Envergonhe-se quem pensar mal disso’, ou ‘Vergonha a quem pensar mal dele (ou disso)’, o enredo é sobre o malfadado relacionamento entre o Rei Luís XIV, apelidado de Rei Sol, e seu Superintendente de Finanças, hoje seria um Ministro, Nicolas Fouquet, enredo bem a cara da Rosa, monarquia e palácios são brinquedos de criança em suas mãos. Continuando... Esse Ministro das Finanças da França fez desfalques nas economias do rei ao ponto de ficar tão ostensivo, que o rei não pensou duas vezes e mandou prender seu Ministro por má administração. Nunca percebi tamanha semelhança entre Brasil e França, se bem que, Luís XIV advinha da Casa Bourbon, a família imperial brasileira tem origem da família real portuguesa, descendendo diretamente da Casa de Bragança em comunhão com as Casas de Habsburgo e Bourbon. Eita lelê! Não tem jeito, só muda os nomes não é mesmo?! Mas, o que importa é que a São Clemente fez um ensaio tecnicamente MUITO BOM, o samba (como é característico da escola) gruda que nem chiclete é fácil de cantar e levanta a galera, engraçado foram os integrantes cantando a plenos pulmões: “... A coroa do sol vem me coroar, alumiou, deixa alumiar...” – e chovendo cântaros (risos).

Encerrando a noite de ensaios a Mocidade Independente de Padre Miguel LACROU, lacrou
Carmen Mouro
Foto: Rodrigo Coutinho
na saia justa da Rainha de Bateria, lacrou na correria, lacrou no ensaio morno, a ‘não existe mais quente’ esfriou legal. Começou superanimada, o esquenta estimulou a arquibancada a fazer o dever de casa direitinho, mas... Foi literalmente uma Noite pra lá de Marrakesh! A Sherazade da comissão de frente de domingo, é hoje a rainha de bateria da escola, Camila Silva foi rainha em 2013, sucedida por Mariana Rios e Cláudia Leitte, para este ano foi coroada (mais precisamente em 14/01/17) a Angolana Carmen Mouro que não compareceu ao ensaio. A diretoria da escola disse que Carmen passou mal e por este motivo não foi ao ensaio técnico, e que, por sua saúde frágil não irá seguir no posto de rainha de bateria, aliás, ela já nem está mais em terra brasilis, foi para Portugal. Rápido não?! E assim, a Sherazade Camila Silva, retorna ao posto de Rainha. Não consegui saber, nem entender o porquê da corrida que a escola deu, só sei que a Mocidade não tem mais mil e uma noites para aparar as arestas do seu desfile. Ah! Não vou nem classificar o ensaio da Mocidade, melhor deixar quieto. 

Agora um questionamento que me persegue desde o ano passado, criaram a Côrte Gay do carnaval, porém, muito me espanta a ‘não’ representatividade feminina. Vou tentar explicar melhor, a côrte tem duas Princesas, uma Rainha e um Rei, mas todos são gays de identidade originária masculina, cadê o gay feminino? As lésbicas não estão representadas, elas não gostam e/ou não podem brincar carnaval? Porque o Rei não pode ser representado por uma lésbica? Vivemos uma era de luta por direitos, mas alguns segmentos da sociedade que clamam por estes direitos esquecem-se de proporcionar a ‘inclusão’ no próprio meio. Uma das estratégias para ganhar uma guerra é: Separar para Conquistar! Se liga povo, Juntos Somos Mais Fortes!

Assista trechos do ensaio no nosso canal do youtube e até a próxima!!

4 comentários:

  1. Realmente Conceição, falar de monarquia, reinados, enfim, a nobreza, é brincadeira de criança para Rosa Magalhães. Em entrevista que fiz com a própria, questionei-a sobre uma passagem em seu enredo que afirma, "qualquer semelhança será mera coincidência", "Será mesmo?" A bateria da São Clemente, no Ensaio Técnico, me fez questionar sobre a bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, através dos versos eternizados pela grande diva, Elza Soares, "Lá vem a bateria da Mocidade Independente, não existe mais quente, não mais quente...". Será que realmente não?

    ResponderExcluir
  2. Realmente Conceição, falar de monarquia, reinados, enfim, a nobreza, é brincadeira de criança para Rosa Magalhães. Em entrevista que fiz com a própria, questionei-a sobre uma passagem em seu enredo que afirma, "qualquer semelhança será mera coincidência", "Será mesmo?" A bateria da São Clemente, no Ensaio Técnico, me fez questionar sobre a bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, através dos versos eternizados pela grande diva, Elza Soares, "Lá vem a bateria da Mocidade Independente, não existe mais quente, não mais quente...". Será que realmente não?

    ResponderExcluir
  3. Aproveito Conceição,a respeito do seu comentário sobre a representatividade e representação das lésbicas, neste Carnaval 2017, deixo aqui um outro questionamento. Eu estava nas cabines das rádios on line e, alguns especialistas no assunto, afirmaram que, em algumas agremiações, a ala de passistas masculinos, mistura-se e confunde-se perfeitamente, com a ala de passistas femininos. Muitos criticaram em alto e bom som, "onde está a malandragem, a ginga do passista masculino?". Não cabe aqui (e jamais seria a minha intenção) nenhum comentário homofóbico mas, sabemos notoriamente da quantidade extrema de passistas gays masculinos. O exagero destes ao sambar, perdeu-se completamente em sua característica? O que você acha?

    ResponderExcluir
  4. Olá Wellington! Em primeiro lugar agradeço seus comentários, que são sempre motivadores e de muita perspicácia. Em segundo, sobre os passistas... Sinceramente Wellington, não tenho opinião formada, porque tudo no carnaval e no mundo mudou tanto que tem horas que é difícil opinar. E algumas dessas mudanças vêm com uma nova ressignificação, e aí, podemos correr o risco de cair no PRÉ - CONCEITO, consegue me entender? Eu, pessoalmente, até pela minha idade, acho mais bonito e elegante um passista no protótipo do malandro, mas, não cabe a mim julgar àqueles que não entram neste personagem e desempenham bem sua função... Tá dando pra entender minha indecisão sobre opinar? Não é ficar em cima do muro, é tentar ver, e tentar absorver o mundo como ele está se re-construindo, sacou? Enfim, seu questionamento é super válido e agradeço demais vc aproveitar este espaço (que é nosso) para debatermos nossos pontos de vista. Bjks e volte sempre!

    ResponderExcluir

E aí!? O que vc tem a dizer sobre isso?