Converse com a gente ...

Equipe

domingo, 27 de março de 2016

Coelhinho Da Páscoa O Que Trazes Pra Mim?!...

A Páscoa é uma festa religiosa e um feriado que celebram a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois de sua crucificação.  É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã. A data da Páscoa determina todas as demais datas das festas móveis cristãs. O domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo e é precedido pela Quaresma, um período de quarenta dias de jejum, orações e penitências. A Páscoa cristã está ligada à Páscoa judaica pela data e também por muitos dos seus simbolismos centrais. 
Diferente das igrejas católicas e batistas, para as religiões de matrizes africanas, como a Umbanda, o Candomblé e a Quimbanda, a data não é confraternizada da mesma forma. É um momento de celebração da vida, da existência do ser humano e de fazer o bem, como em todos os outros dias.
A doutrina ou religião espírita também não reconhece a Páscoa em sua filosofia. Os espíritas vêem a Sexta-Feira Santa como um dia qualquer, em que realizam suas atividades normalmente, como também não cultuam qualquer outro dia considerado santo no Brasil. Isso porque a rotina doutrinária considera e sempre aborda o Deus vivo descrucificado.
Os fiéis das religiões afro-brasileiras praticam o jejum em dias de trabalhos espirituais e não limitam a prática somente ao período da Quaresma. Há muito as religiões de matriz africana romperam com as tradições do catolicismo no Brasil. Um fato ostensivo deste dessincretismo religioso é o rompimento definitivo de muitos terreiros do culto aos orixás (candomblé) em seus calendários religiosos com o chamado LOROGUM (rito em que os orixás se despedem dos adeptos e neófitos como se partissem para a África, retornando somente no sábado de aleluia). Enquanto católicos e cristãos celebram o período pascal, o Candomblé busca um maior contato com Olorum (Deus) munido da certeza de que no plano terrestre a missão dos humanos é fazer o bem.
Quanto a tradição sobre os Ovos de Páscoa, antigamente eram ovos de galinha tingidos especialmente decorados e trocados como presentes para celebrar o feriado da Páscoa. Mas o costume moderno consiste em trocar ovos de chocolate.
Já o Coelho da Páscoa é fruto de histórias da antiguidade. No Antigo Egito o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. O certo é que os coelhos são reconhecidos historicamente por sua capacidade de reprodução, e geram grandes ninhadas, e a Páscoa marca a ressurreição, vida nova, tanto entre os judeus quanto entre os cristãos.
Existe também a lenda, de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu para dá-los a seus filhos, como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que havia trazido os ovos. Fato é que o Coelho da Páscoa é um popular personagem lendário que distribui presentes, análogo ao Papai Noel em muitas culturas. Uma tradição ocidental de origem não religiosa, o Coelho da Páscoa, assim como o Papai Noel, representa a tradição de trocar presentes em datas festivas. Para algumas denominações, é o retrato da secularização e comercialização da festa da Páscoa. Enfim, comungo da mesma opinião de meu pai, Ubirajara Sardinha
"Somos muitos sendo um só!. De maneira variada, as religiões ou seitas encontram a forma própria de exercitar sua crença. É possível, entretanto, perceber elementos comuns a todas elas.”
Independente de religião que os povos e famílias se unam para confraternizar e trocar bons augúrios. Desejamos a todos nossos leitores dias melhores, saúde, prosperidade, amor ao próximo e Uma Boa Páscoa!
Com esse pensamento deixo aqui pra vocês como presente de Páscoa, fotos que eu tirei de uma pequena África que existe incrustada bem no Centro da nossa cidade do Rio de Janeiro, que é tão pouco explorada por nós, seja por falta de tempo ou por puro desconhecimento: Jardins do Valongo. Passeio gratuito de uma beleza exuberante e histórica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí!? O que vc tem a dizer sobre isso?